Texto publicado na edição 01 do jornal O CARAPEBA em 01 de julho de 2010
Você sabe para que serve um deputado? Lembra pelo menos em quem votou na última eleição, há quatro anos?
Pode não ser o seu caso, mas tem um monte de gente que não sabe… E mesmo assim, precisa votar a cada eleição.
A obrigatoriedade do voto faz com que a falta de informação somada ao descompromisso de grande parte da população resulte em má administração pública, que por sua vez, se materializa em forma de baixa qualidade de vida para o cidadão. Isso mesmo, exatamente o que acontece há anos em nossa cidade. Em Araruama não temos um deputado há mais de meio século . Nesse tempo todo, ficamos para trás na hora de receber os recursos do Estado e da União.
Ahn… e pra que serve mesmo?
Deputados são os representantes do povo na Assembleia Legislativa Estadual(ALERJ) e no Congresso Federal, onde elaboram leis e fiscalizam o poder Executivo. Teoricamente servem para estabelecer um elo entre o povo e o Executivo, aplicando recursos liberados por este em áreas com necessidade de investimentos em suas respectivas regiões. Ou seja, são eles que “puxam a sardinha” pra gente.
Deputado da região ou deputado de Araruama?
Nossos milhares de votos araruamenses já elegeram deputados de diversos locais. Enquanto alguns municípios que não tem eleitores suficientes para fazer um deputado sequer, ainda conseguem emplacar os seus candidatos, os votos de Araruama bancam a aposta. Pela lógica, deveria ser o contrário.
É claro que sempre sobra alguma coisa, pois os votos que daqui são levados precisam justificar minimamente o esforço do eleitor. Mas o que se vê são as cidades de origem dos deputados levando a maior fatia do bolo, aquela que vem com a cereja em cima. Então, a prefeitura é obrigada a andar atrás de recursos de lá pra cá, perdendo todo o tempo que seria necessário para levantar os nossos problemas com mais atenção e carinho, prevenindo-os ao invés de tentar resolvê-los, enxergando os detalhes que fazem a diferença e deixam a cidade com aparência de “largada”.
Pior ainda é quando o prefeito “bate de frente” com as esferas superiores do governo, seja lá por qual motivo. Aí é que o negócio não funciona mesmo. Fica impossível administrar a cidade. As dívidas vão se acumulando e sendo jogadas para o próximo prefeito, chegando a situações ridículas para uma prefeitura, como ter a iluminação pública de uma praça cortada por falta de pagamento.
A cada eleição esse assunto vem à tona: por que Araruama não elege o seu próprio deputado? São 47 vagas na Alerj e 70 no Congresso para o estado do Rio, e os nossos mais de 80 mil votos podem eleger mais de um, seja federal ou estadual. Pra se ter uma ideia, na última eleição teve deputado estadual sendo eleito com pouco mais de 13 mil votos. Claro que depende de legenda e etc., mas já pensou?
Chega de deputado de aluguel: o sonho do deputado próprio está bem próximo.Mas tudo isso depende da conscientização da população. Precisamos fechar em torno dessa ideia, ou passar mais quatro anos de pires na mão…
100% Araruama
Precisamos lembrar que não basta ser de Araruama: é preciso participar. É importante lembrar que, se algum candidato a deputado daqui que estiver pedindo votos para outro candidato que não seja da cidade, com certeza ele está de olho em outra coisa. Interesses políticos falam mais alto nesses casos, e não o bem comum. Sendo assim, é melhor esquecer essa figura.
Na hora de escolher o candidato, o procedimento deve ser igual a quando se contrata um funcionário. Ele tem que gostar do que faz e ter referências. Tem que ser ético e fazer política com amor no coração por Araruama.
Coelhinho da Páscoa, ET de Varginha, Papai Noel, Deputado de Araruama…
Na verdade, nossas vidas seriam melhores e mais divertidas se existisse de verdade algum desses personagens. A diferença entre eles é que o deputado de Araruama pode virar realidade: só depende de você e seu esforço em conscientizar os outros disso. Falando sério, somente unidos somos fortes para ecoar esse grito por toda a cidade:
- Queremos deputado de Araruama!
